quarta-feira, 23 de maio de 2007

Um olhar sobre o Seal …

Uma presença marcante, uma voz rouca e uma mistura de funk, pop, rock e soul definem Sealhenry Samuel, mais conhecido entre nós como Seal. Depois do sucesso que foi o concerto de George Michael, em Coimbra, resta agora esperar pela vinda desta voz inconfundível e aplaudi-la até à exaustão, no Vimeiro. É uma música que fica e que perdura, que nos torna intemporais, que nos envolve numa mística inconfundível … quem o aprecia sabe bem disso, não é verdade?

Seal nasceu em Londres, embora tenha ascendência nigeriana e brasileira. Antes de surgir no universo musical, no início dos anos 90, o cantor licenciou-se em Arquitectura mas nunca chegou a exercer a profissão. A sua versatilidade levou-o a seguir duas profissões distintas - engenheiro e designer – antes da actual.

Em 1991, Seal edita o seu primeiro álbum intitulado Seal, do qual se destacou o conhecido tema 'Crazy' que o levou à liderança nos tops musicais. A canção ficou entre as quinze mais tocadas na Inglaterra e na América do Norte, tendo este álbum vendido mais de 3 milhões de cópias em todo o mundo. Entre um disco novo e outro, houve sempre grandes intervalos, de meses e mesmo até de anos, na discografia de Seal. Mas segundo o cantor, “esta distância resume-se ao tempo necessário para criar os sons e as letras”. As temáticas das suas canções variam entre separações, perdas e outros temas que fazem parte da vida humana e, por isso, conseguem ter a sua mística, algo divino que torna a sua música verdadeiramente diferente.

O segundo disco do cantor foi lançado em 1994 e ficou com o mesmo nome do primeiro. Em 1995, 'Kiss from a Rose', música que foi lançada em single e fez parte da banda sonora do filme Batman Forever, ficou entre as cem músicas do ano no top Billboard e Seal arrecadou três Grammy com a mesma: melhor voz masculina, música do ano e gravação do ano.

Em 1998, foi lançado o seu terceiro trabalho, Human Being. O seguinte, Seal IV, só chegou ao mercado discográfico em 2003. Em Dezembro de 2004, Seal lançou uma compilação de toda a sua carreira Best: 1991-2004 - dois CD's plenos de excelentes músicas que fazem companhia a quem quer que seja fã do músico. Palavra de quem ouve vezes sem fim este fantástico duplo CD. Resta agora aguardar pela sua vinda, em breve, a Portugal e cantar até que a voz fique tão rouca como a dele ;-). Bora lá …Ass: CR

1 comentário:

Cristina disse...

Felizmente, existem vozes no mundo como a de Seal... uma senhora dona voz, capaz de arrepiar o mais insensível dos ouvidos.

Excelente escolha ;)

Beijinhos e boa semana