segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Always Running


Há cinco dias específicos na semana que todos nós fazemos quase sempre as mesmas coisas, com o mesmo ritmo e às mesmas horas. É um “Always Running” que já nos habituamos a fazer, e como nele estamos “embrulhados” nem vemos a figura engraçada que é andar a correr todos os dias, ao mesmo ritmo, rumo às mesmas coisas.

Passo a explicar. O despertador toca e temos duas hipóteses – ou saltamos da cama e começamos a correria mais cedo, ou ficamos escassos minutos no “bem bom” e atrasamo-nos, e então corremos a todo o vapor para agarrar o tempo perdido e aí o stress começa.

Depois, torna-se engraçado ver, todos os dias, o mesmo percurso - Casa de Banho/Duche/Quarto/Veste/Cozinha/Pequeno-almoço/Quarto/Cozinha/Casa de Banho/Dentes/Sai de Casa/Volta a entrar em Casa/ Garagem/Carro/Trânsito e mais Trânsito e mais “resmas” de Trânsito/Colégio e Filhos (para quem os tem)/Trânsito e mais Trânsito/estacionamento com ou sem trânsito/trabalho/elevador ou escadas com ou sem trânsito.

Depois deste percurso, e de já termos um terço do cansaço psicológico sobre nós, prepara-se um dia de trabalho, sempre intenso. No emprego, o “Always Running” é mais ou menos assim: e-mails/telefonemas/e-mails/reuniões internas/telefonenas/e-mails/reuniões internas e externas/almoço/e-mails/telefonemas/crises e mais crises/reuniões internas e externas/pausa para café/e-mails/telefonemas/crises de última hora/happy hour... quando há/fechar tudo e sair.

Quando já nos sentimos prontos para ir para a cama, eis que temos mais um longo percurso a fazer até casa, com trânsito e mais trânsito, passagem pelo hipermercado, ida ao ginásio ou passagem pelo colégio para recolher as crianças ou pela casa dos pais para dizer - “ainda pertenço a esta família apesar da minha ausência!”.

Certo é que quando entramos em casa e fechamos a porta, cessa um dia, mais um. Mas as escassas horas que nos separam do dia seguinte não nos permitem apaziguar a intensidade do “Always Running” do dia seguinte. Depois só nos resta por pensar no tão desejado FDS que não é fim-de-semana, mas sim fim-do-stress. Aleluia!!!

Mas a parte mais engraçada deste “Always Running” é quando vemos os anos passarem e contabilizarmos as horas em que na nossa vida corremos e corremos e continuamos a correr, sem de nada querer saber senão correr. Porque a vida é assim, leva-nos a correr a viver em stress. Portanto, que tal pararmos de correr e começarmos a fazer tudo sim e muito bem feitinho na mesma intensidade, nas mesmas capacidades, com o mesmo brio profissional, mas sem desgastes e sem correrias. A idade não perdoa, é um facto. Pensem nisso!

4 comentários:

Anónimo disse...

Minha querida amiga,

eu para evitar pelo menos metade desse stress optei por um velho ditado "Deitar cedo e cedo erguer".
Basicamente para não apanhar o stress matinal do transito saio de casa às 6:30, só ai poupo cerca de 1h 1h30 de stress (IC19).

Claro que nem todos gostamos desta opção mas para mim foi a que mais se adequou ao meu ritmo.

Já agora, se não "correr-mos" tanto podemos apreciar melhor a vida.

bjs e desacelerem
;)

Veruska disse...

Carlota,

Não posso deixar de contar uma história que se passou comigo hoje, precisamente por causa da correria do dia à dia.Hoje ia já em cima da hora para deixar a minha filah no colégio e desiquilibrei e estatelei-me no chão....é verdade!
Não vale a pena correr...às vezes a pressa dá em vagar...

Beijos

Cristina disse...

É por isso mais do que urgente dar importância aos pequenos momentos. No meio de todo esse running, não podemos esquecer de enviar um e-mail àquele/a amigo/a mais querido/a... rir com a piada do colega de trabalho... aproveitar os beijinhos dos filhotes quando são deixados no colégio...

Um beijão e boa semana

SoFia disse...

A correr é como tenho andado estes ultimos tempos, sem sombra de duvida...se vou parar nos próximos tempos? Nao sei, estou sempre atrasada ou "em cima da hora" e semrpe a adiar encontros pessoais com amigos e até familia, por falta de tempo...mas vou gerir melhor a minha agenda, isso farei, para que este frenesim nãos e mantenha como rotina e eu volte a ter a minha "organização" aidna que por vezes "desorganizada"! :-)