
Daniel Goleman é o autor desta excelente obra literária que aconselho vivamente a todos a sua leitura, especialmente para quem lida com grupos de trabalhos. É, sem dúvida, um obra de repercussão mundial e nela o autor defende um novo modelo de inteligência, baseado no campo da neurociência social. Ao afirmar que a nossa interacção social é capaz de moldar tanto o nosso comportamento como o funcionamento do nosso organismo, Daniel Goleman apresenta e explica ao longo de toda a sua obra o conceito de Inteligência Social e a importância que o mesmo assume nas relações interpessoais.
É verdadeiramente interessante a forma como o autor nos mostra o poder da interacção social na influência do humor e da química cerebral. Por exemplo, o autor explica-nos como é que uma ofensa ou uma experiência social desagradável podem ser prejudiciais para o ser humano e revela, também, os efeitos positivos das substâncias neuroquímicas que são liberadas em situações que envolvem sentimentos como o amor e protecção.
O livro apresenta uma nova perspectiva sobre nossas relações sociais, mostrando que as nossas mentes estão conectadas por valores como o altruísmo, a compaixão, a preocupação e a compreensão, e que desenvolvemos a inteligência social para estimular essas "habilidades" em nós mesmos e nos outros.
Vale a pena ler, acreditem. Vale tanto que após ter perdido o primeiro exemplar da obra e a escassas páginas do fim, investi num segundo e terminei com a constatação que me motivou à leitura do mesmo – a inteligência social é, de facto, muito importante e decisiva nas relações entre pessoas e na sua interacção. Seremos todos inteligentes sociais? Porque não ...!
1 comentário:
Parece uma leitura muito interessante e uma excelente recomendação. Beijinho! Sofia
Enviar um comentário