quarta-feira, 4 de julho de 2007

Quando começamos a ser “os mais velhos”

Há uns dois meses atrás dei por mim a pensar num fenómeno curioso. Depois de ter entrado num novo emprego, numa nova realidade profissional e de ter conhecido novos colegas, é normal começarmos a falar de idades e experiências pessoais e profissionais durante os nossos momentos de happy hour. E dei por mim a pensar – “sou a mais velha desta casa!”.

Curioso ou menos curioso, a verdade é que me senti com uma responsabilidade redobrada na empresa. Além das funções e da missão que tenho a cumprir diariamente, terei que ter uma responsabilidade diferente por ser a mais velha? É uma sensação engraçada e ao mesmo tempo inquietante. Ser a mais velha … ;-).

Ao longo da minha vida quase sempre fui a mais velha de muita coisa. Entre primos era a mais velha, na escola tinha mais colegas novos do que eu do que propriamente mais velhos, nos empregos por onde passei os colegas directos foram sempre mais jovens, o meu grupo principal de amigos são na sua maioria mais novos, namorados são mais novos … quererá isto dizer alguma coisa? Estarei aos 36 anos de idade a ficar velha? Pelos vistos sim. Cá para mim não … afinal os anos são um acumular de experiências e espero poder estar, daqui a dez anos, com a mesma sanidade e abertura mental que tenho aos 36. Entretanto, há que trabalhar para isso, há que trabalhar a mente! Ass: CR

3 comentários:

SoFia disse...

É um tema interessante em que muitos ja pensamos pelos motivos diversos, certamente...eu ao contrario sempre fui a mais nova, de todos, das irmãs, dos primos (quase todos),dos colegas (ate uma determinada altura)...mas muitas vezes assim nao me senti...hoje sinto-me muitas vezes a mais velha, na responsabilidade ou maturidade a que me obrigo...sinto um peso, às vezes digo-o e é verdade...embora seja dificil de o explicar e fazer entender! Mas de facto, a idade que mais importa é a do nosso espirito...e mais do que a idade importa a personalidade e a integridade + caracter (entre outras coisas mais)...Beijinhos, SV

Cristina disse...

É engraçado sim... sou a irmã mais velha, sempre fui a prima (do género feminino) mais velha, na escola também sempre fui das mais velhas... e no meu grupo de escuteiros, embora seja a mais nova em termos de idade sou a mais velha "da casa", em termos de longevidade. É um fardo duro... mas alguém tem tomar as rédeas.

Um grande beijinho para ambas

Veruska disse...

Carlita,

O ser mais velho, claro que significa alguma responsabilidade e ao longo dos anos e da vida vamos acumulando experiências, bem como vivendo novas experiências. O que conta mesmo é como nos sentimos em relação às coisas e sobretudo a idade do espirito.

um grande beijinho

Veruska