domingo, 10 de junho de 2007

Regresso ao Sal... apenas por uns dias




Não há nada como o Sol, férias e viajar e se possível para um local onde tudo isso se conjugue.
Se a esse local juntar-mos música com muito ritmo, simpatia das gentes locais e ainda a família mais chegada, melhor ainda….
Estou a falar-vos de Cabo Verde, mais precisamente da Ilha do Sal, aonde voltei passados 7 anos de lá ter estado.
Parti com ansiedade e á descoberta deste local que está diferente, mas noutras coisas igual a si próprio.
O tempo estava temperado, nem demasiado quente, nem demasiado frio, um pouco ventoso, mas o espírito era de férias e saudades “do mais que tudo”.
No início de cada viagem sinto sempre um “frenesim” que qualquer viagem provoca em mim, é bom sentirmo-nos assim… de repente até parece que voltámos a ser crianças com a excitação de um brinquedo novo ou nova experiência….
Lá fui à aventura por aquelas terras… desta vez fui acompanhada da minha filha de 4 anos, o que torna a aventura “relativa”, mas não deixa de ser aventura, porque as crianças não param de nos surpreender.
Logo no primeiro dia deixei-me contagiar pelo ritmo calmo e relaxante daquelas paragens. A capital da ilha Espargos está maior com mais hotéis, cafés, restaurantes, minimercados, discoteca, bares etc e até uma coisa espantosa loja de chineses!
Fiquei espantada! O que faz a evolução e o progresso!, mas também uma terra cheia de oportunidades e em franca expansão.
A vila de Santa Maria está quase irreconhecível! Está enorme com muitos complexos habitacionais, restaurantes, bares etc.
As gentes locais continuam simpáticas e afáveis e sempre com um sorriso e a meio da semana já me esquecia que estava apenas “de passagem” por aquelas paragens pois parece que parei no tempo e o relaxamento quase total ao som da música local funaná, coladeira, mornas etc.Gostaria de destacar um dos cd que me impressionou e fiquei fã, “Dança das Ilhas” Kim Alves, artista Cabo Verdiano. Foi ao som deste cd que escrevi esta pequena crónica!
Quem não conhece estas paragens, aconselho vivamente a visitar.

Ass: Veruska



2 comentários:

SoFia disse...

Não conheço mas tenho esperanças em conhecer, como muitos outros locais, do Continente Africano (e outros)...Obrigada pelo teu contributo e descrição que nos levam imaginariamente ao Sal, que nos abrem o apetite por viajar e por entrar em ritmos mais "calientes"! Um grande beijinho! SV

Maverick disse...

Não conheço experiência mais enriquecedora em todos os aspectos (incluindo vertentes tão diferentes e tão próximas quanto o serão a cultura e os aspectos lúdicos)que o acto de viajar.
É absolutamente fascinante, o manancial de informação/acontecimentos/peripécias (you name it...) enquanto viajamos, uns mais divertidos outros nem por isso, mas sempre enriquecedores.
Parabéns pela prosa, Verinha!