quinta-feira, 12 de abril de 2007

A sexualidade da “coisa”

É usual ouvir-se da boca dos Homens, e sempre que o contexto da conversa o permite, uma expressão tão simples como esta: - “Isso é coisa de gaja!”. É curioso ver como o Feminino tem a capacidade de “cortar” a virilidade do Masculino em coisas tão banais e tão comuns do nosso dia-a-dia.

Há tempos aconselhava um Amigo, que se queixava que os seus dentes estavam a escurecer com os largos de tabaco, a fazer um branqueamento a laser. Respondeu-me com um sorriso muito depreciativo: “Minha cara … isso é coisa de gaja!”. Entretanto, outro Amigo lamentava-se do stress acumulado com o trabalho, a universidade, os filhos, as preocupações familiares, etc., e aproveitei o momento para o aconselhar a fazer uma massagem de relaxamento e a iniciar-se na filosofia reikiana. A resposta simples e directa foi a mesma: “Ó pá … isso é coisa de gaja!”. Outro Amigo, que farto está do seu visual excessivamente peludo, queria uma solução para se sentir bem consigo próprio este Verão quando iniciasse a época balnear. Moderno como é sugeri-lhe uma ideia mais do que óbvia - depilação a cera ou a laser. Resposta igual: “Carlinha … não me leves a mal, mas isso é coisa de gaja!”.

Ora perante três situações tão simples, a resposta foi sempre a mesma. Mas afinal onde é que fica a fronteira entre aquilo que define o universo predominantemente feminino e o universo dominantemente masculino? Na diferença de sexos? Na cor rosa e na cor azul? No uso de um vestido ou de uma gravata? Hummmm … Não me parece! Hoje em dia, Homens e Mulheres partilham as mesmas experiências de vida e, cada vez mais, esta fronteira tende a esbater-se, sem que isso coloque em causa a veracidade de cada sexo. Quem é que não gosta de ver um Homem elegante, preocupado com a sua imagem, delicado e sensível, meterosexual, em suma, um Homem verdadeiramente moderno? E, por outro lado, quem é que não gosta de ver uma Mulher prática, desenrascada, sem stress e frescuras, independente e autónoma? Com certeza que todos … Homens e Mulheres. E em nada as sexualidades se anulam!

Mas para entender melhor o que é afinal a expressão “Isso é coisa de gaja” consultei três grandes e importantes Homens na minha vida. Pelos anos de Amizade que nos unem, pelas vivências/experiências que já tivemos e pela partilha de conhecimentos que estabelecemos são três Homens com “h” grande e sinceros nas suas ideias. E, de facto, encontrei três versões diferentes em três Homens distintos sobre um conceito que é o mesmo. Ora vejam:

"Coisa de Gaja" significa todas as coisas que uma Mulher normalmente faz e que um Homem dificilmente faria. São aquelas coisas que realmente diferenciam os dois sexos, como por exemplo, o facto dos homens serem muito directos quando conversam (dizem as coisas sem segundas intenções) e as mulheres serem muito mais subtis no diálogo (muitas vezes não dizendo directamente aquilo que realmente querem dizer). Mas sem essas diferenças isto não tinha piadinha nenhuma! JM, Piloto-Aviador

“Coisa de Gaja”. Dizê-lo é como soltar o macho que há em mim. Quando digo “Coisa de Gaja” digo-o num contexto humorístico e sem qualquer conotação negativa. Senti-lo de facto…? Também sinto, convenhamos que há coisas que são mesmo de gaja; eu não vejo um amigo a convidar outro para ir aos saldos nem a irem juntos à casa de banho para fazer não sei o quê durante sei lá quanto tempo. No fundo, dizê-lo, em tom de humor, é uma forma cortês de se recusar uma ida às compras com a cara-metade ao invés de dar aquela desculpa que ela está farta de ouvir e sabe que é mentira. Agora fiquei a pensar nas idas juntas à casa de banho… FM, Public Relations

Só a referência a “Gaja” já é depreciativo, “Isso é coisa de gaja” ainda é mais depreciativo. Acho que é ofensivo para as Mulheres, geralmente é utilizado por Homens quando estão em grupo e tentam fazer sobressair a sua masculinidade, e referem-se a coisas ou actividades que para eles só deveriam estar reservadas às Mulheres. Isto na teoria, porque na prática quem utiliza esta expressão até pode nem ser muito macho. Mas precisa de fazer passar a mensagem de que é muito macho especialmente perante os seus competidores (outros homens). AG, Jornalista

E agora pergunto eu que sou “gaja” … e a expressão “Isso é coisa de gajo!”? Também existe no vocabulário feminino? É algo que nos inibe fazer o que quer que seja que tenha essa conotação como, por exemplo, mudar o pneu do carro, fazer uma instalação eléctrica em casa, um furo na parede para colocar um quadro, cortar relva, conduzir um camião, ser Engenheira Mecânica, etc.? Hummmm, não me parece. Qual é a Mulher que não gosta de resolver um “assunto predominantemente masculino”? Quase todas né … ;-) ! Ass: CR

4 comentários:

SoFia disse...

Este tema é interessante, pessoalmente concordo que o termo "gaja" é depreceativo, mas tb depende de quem o diz ou a forma como é dito, mas nessa expressão tende a inferiorizar. Pessoalmente tambem, sei ja fazer muita coisa de "homem" ou "gajo" mas confesso que nem fazia muita questão nisso..."cada macaco no seu galho" mas a verdade é que aprendi a desenrascar-me, a fazer as coisas, porque simplesmente sempre as tive mesmo de fazer, com ou sem ajuda... :-)

Anónimo disse...

Pois é...

Nunca axei o termo gaja depreciativo, muito pelo contrario até o utilizo de uma forma carinhosa.

Quanto ao tema em si, não concordo com o exemplos que deram, sejam de gaja, como tb axo que qq homem pode fazer, mas apenas pelas razões certas, se for para se sentirem bem consigo proprios e não, passo a citar "Quem é que não gosta de ver um Homem elegante, preocupado com a sua imagem, delicado e sensível, meterosexual, em suma, um Homem verdadeiramente moderno? E, por outro lado, quem é que não gosta de ver uma Mulher prática, desenrascada, sem stress e frescuras, independente e autónoma?" para agradar os outros.

Tb concordo com o JM, se essa diferenças não existissem, não tinha nenhuma piada.

Existem alguns homens que fazem tudo o que descreveram, mas são "gays", muito proximos das mulheres, e vice versa, muito proximas dos homens "Lesbicas".

Existe tb o problema da atração, por muito desenrascada que uma mulher seja, não me atrai nada uma mulher com as mãos sujas de oleo, ou com musculos por fazer trabalhos pessados.
Algumas amigas minhas, tb não lhes atrai nada um rapaz super metrosexual, elas gostam de luta, de um rapaz macho, musculado, arrogante, que seja um bocado rude, para poderem controlar e domesticar.

Para alem disso, eu sou engenheiro mecanico e tive algumas raparigas bastante femeninas no meu curso, pareciam helicopetros (sotaque nortenho) "Giras e Boas" lololol

É bom ser diferente, adoro ser "gajo", adoro "gajas" que fazem coisas de "gaja"

Alexandre disse...

Pois é, já tinha dado a minha opinião da outra vez e confirmo que essa frase é depreciativa. Se eu fosse mulher e um amigo me respondesse assim, possivelmente não o quereria como amigo!!!

Beijinhos!!!

Cristina disse...

Esta história das "coisas de gaja" e "coisas de gajo" fez-me lembrar uma situação que se passou comigo.

Estava numa aula de código e o instrutor pergunta-me "Cristina, diz-me cá como se muda um pneu..." - a resposta que ele queria ouvir era qualquer coisa como: deve-se desenroscar em cruz, blablabla... a resposta que, efectivamente, ouviu foi: "e para que servem os homens; não é para isso e mudar o óleo?". Resultado: gargalhada geral!!

Confesso que, às vezes, para me vingar dessa frase quando proferida por algum amigo, digo-lhes sempre: então e mudar os pneus, beber minis, comer tremoços e ir à bola... isso são cenas de macho?

Gostei!! Um beijinho