domingo, 22 de abril de 2007

A liberdade de imprensa...e de informação

Ja ha alguns dias (semanas quase) queria lançar um tema de reflexão, mais sério, que me tem feito também pensar sobre....a Liberdade, de imprensa e de informação. A proposito do caso SIC-Sporting. O meio dá a noticia, com base em fontes e dados que dizem confirmados, e afinal, não a podem dar., dizem...Vem o SCP e interpõe um processo, 2 instâncias de tribunais não lhe dão razão e um 3º dá...então pergunto: e agora? não se publica mais nada que resulte do jornalismo de investigação? Só as noticias que as empresas, marcas, clubes, pessoas, divulgam? ... Nao dará isto precedência a que futuramente todas empresas, o que seja, processem que divulgue as suas situações? O que acham?

3 comentários:

Urtigão Hammerhead disse...

Na realidade todas as situações devem ser denunciadas, quer seja o SCP, a licenciatura do Socrates ou o Apito Dourado. O problema aqui é a maneira como as coisas são "abafadas", o SCP recorre aos tribunais, o Socrates usa o seu estatuto e o Pinto da Costa manda espancar, agora nenhuma destas situações deveria acontecer desde 25 de Abril de 1974, mas é o país em que vivemos.
Cada um safa-se como pode, e quem está por cima "lixa" o que está por baixo, dê lá por onde der, desdse tribunais a ameaças de morte vale tudo no caso do jornalismo de investigação.
Houve até que se "suicida-se" por andar a investigar o acidente de Camarate, pensem nisso.

Kiss Kiss

Alexandre disse...

Num país onde se faz jornalismo para os colegas jornalistas de outros orgãos, é claro que estas situações sejam habituais!

O jornalismo em Portugal ainda funciona muito no «diz que disse», muitos dos jornalistas jovens (os que estão neste momento verdadeiramente à frente dos meios) não têm conhecimentos, nem bases, nem pachorra para andarem a fazer contactos: é preciso pôr a notícia cá fora o mais rápido possível para agradar ao editor e ao director e assim ser-se promovido...

E resulta!!! E a jornalista for mulher, então garanto-vos que resulta duplamente! (Experiência própria!!!)

Beijinhos!!!!

Anónimo disse...

É pena que a liberdade de imprensa e de informação não seja levada a sério, por vezes, no nosso país. O jornalismo é isso mesmo - investigação. Mas pelo rumo que as coisas vão levando a investigação tem sempre um "senão", um tratamento prévio ou uma represália posterior. Bjs, :-/