domingo, 22 de abril de 2007

Mania de superioridade

Para variar, sempre que alguém não sabe fazer algo descarrega essa tarefa para cima de alguém.
Até aqui tudo bem, o problema surge quando essa mania de dar o trabalho sujo aos outros não lhes sobe à cabeça e pensam que são superiores ou mais entendidos na matéria.
No meu ponto de vista ter mais "anos de casa", ser "mais velho" ou ganhar mais não que dizer que sejam mais competentes ou superiores, pessoalmente uma pessoa que não consegue fazer a sua parte do trabalho sozinha, sem ter que ter sempre alguém a apoiar ou para atirar as culpas se não correr bem é um sinal de incompetência, um sinal de insegurança.
Quando alguém pensa que é superior só porque está na "casa" à mais tempo, porque é melhor pago, ou porque acabou recentemente uma licenciatura, esse alguém deve voltar a rever os seus padrões de superioridade, porque esse alguém poderá ter que que provar ser melhor, mais sábio ou mais eficiente que os seus "inferiores" e geralmente é ai que "a porca torce o rabo", porque geralmente não é capaz e começa a "disparar" em todas as direcções.

Bem já desabafei o suficiente sobre este tema passemos ao próximo ...

2 comentários:

SoFia disse...

Ainda bem que não somos todos iguais, é uma realidade. Mas isso leva a que muitas pessoas tenham uma maneira de ser, profissional, que lhes leva a agir menos correctamente, seja por insegurança, por uma questão de personalidade ou caracter, ou por que motivo for. è triste mas acontece certamente, pelo que vou ouvindo as pessoas a falarem das suas experiências, em todas empresas. Hoje tento, faço um esforço (grande sem duvida) de entender essas situações como aquelas que nos obrigam a crescer, amadurecer e que a vida não é sempre um mar de rosas e não somos todos uma "grande familia feliz", em que todos gostam e falams empre bem.
Mas é bom: para mim, sempre que me deparo com situações profissionais menos agradáveis, e já aconteceram algumas ao longo dos anos, desabafo, berro e esperneio no momento, se for preciso, mas depois, sinto-me mais experiente para evitar que próxima aconteça, pelo menos daquela forma! Defesa é precisa!

Anónimo disse...

Bom ... em relação à superioridade e à sua mania, aconselho vivamente a todos que assim são que façam a leitura do texto "Onde todos somos iguais", melhor dizendo, o texto da sanita que se encontra no nosso blogue.

Entretanto, há uma coisa importante a destacar: porque é que as pessoas com a mania da superioridade não deixam entrar nessa mania uma coisa muito simples chamada "brio profissional"? Faz falta ... e assim deixavam a mania de lado e tornavam-se mais profissionais, boa???

Bjs para ti Huguetti.