sexta-feira, 27 de junho de 2008

O poder da cor



Os entendidos na matéria, ou seja, no estudo das cores, sabem o quão importante o significado das mesmas representa para quem as utiliza. E se estivermos atentos ao seu significado e relacionarmos o local, a pessoa e a situação, também nós saberemos que as cores que seleccionamos para determinado efeito reflectem alguma coisa. Ora vejamos ...

O preto está associado à ideia de morte, luto ou terror, no entanto, também se relaciona com a ideia de mistério e fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor, sofisticação e luxo. Significa, também, dignidade.

O branco associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza. Está associado ao frio e à limpeza. Significa inocência e pureza.

O cinzento pode simbolizar o medo ou a depressão, mas é também uma cor que transmite estabilidade, sucesso e qualidade.

O bege é uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico.

O vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também, o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder. O vermelho cereja significa elegância, requinte e liderança.

O verde significa vigor, juventude, frescura, esperança e calma. O verde-escuro está associado ao lado masculino, representa grandeza. É uma cor que simboliza tudo o que é viril. O verde claro significa contentamento e protecção.

O amarelo transmite calor, luz e descontracção. Simbolicamente, está associado à prosperidade. É também uma cor energética, activa que transmite optimismo. Está associada ao Verão.

O laranja é uma cor quente, tal como o amarelo e o vermelho. É, pois, uma cor activa que significa movimento e espontaneidade.

O azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias. O azul escuro é considerada uma cor romântica, talvez porque represente a cor do mar, no entanto, é uma cor que se associa a uma certa falta de coragem ou monotonia. O azul claro significa tranquilidade, compreensão e frescura.

O castanho é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.

O roxo transmite a sensação de tristeza. Significa prosperidade, nobreza e respeito.

O lilás significa espiritualidade e intuição.

O rosa significa beleza, saúde, sensualidade e, também, romantismo. O rosa claro está associado ao feminino, remete para algo amoroso, carinhoso, terno, suave e, ao mesmo tempo, para uma certa fragilidade e delicadeza. Está ainda associado à compaixão.

O salmão está associado à felicidade e à harmonia.

A cor prata está associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação.

A cor ouro está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.

Interessante esta reflexão ... pensem agora nas cores que estão no vosso vestuário de hoje. Na cor do vosso carro, por exemplo. Na cor da vossa casa, do telemóvel e por aí adiante. Analisem o significado deste estudo da cor, irão ver que vai ser interessante saber.

Bom fim-de-semana!

Sem comentários: