segunda-feira, 24 de setembro de 2007

No mundo das palavras mágicas

Quando somos pequenos é-nos ensinado um conjunto de palavras mágicas que não devemos nunca esquecer. Entre elas estão o “obrigada”, “bom dia”, “com licença”, “se faz favor” e muitas mais. Mas, com o passar dos anos, deixamos de ser pequenos e tornamo-nos grandes, pessoas adultas, responsáveis e, por incrível que pareça, as palavras mágicas começam a perder a sua magia. Já pensaram nisso? Então pensem ...

Custa-me entrar num elevador e olhar para todos, sorrir e dizer “bom dia” e o feedback da palavra mágica ser quase nulo. Entristece-me segurar a porta a alguém que entra ou sai de um edifício e não ouvir um “obrigada”. Isto para não referir o número infinito de vezes que digo “com licença” para passar ou “se faz favor” para pedir o que quer que seja, e o contrário não existe. Mas que hei-de fazer? Já pertenço ao mundo dos grandes, apesar da minha estrutura pequena, e as palavras mágicas não têm a mesma importância, o que é pena.

Mesmo assim, e porque ainda acredito no poder das palavras mágicas, aqui fica um “obrigada” por lerem este post e visitarem o Sophies and CO.

Desejo-vos um “bom dia”.
“Com licença”.
“Se faz favor” :-)
Ass: CR

4 comentários:

SoFia disse...

É uma verdade...crescemos e o valor das palavras e o seu pdoer banaliza-se, tristemente. Quando somos crianças todas palavras têm um grande poder e impacto: seja quandos e zangam connosco seja quando nos elogiam e dão mimos verbais! É como a palavra Amor, e até a palavra Amizade, são ambas tao banalizadas hoje em dia...mas é bom quando as sentimos e quando as dizemos de forma sincera e sentida! Às vezes um pouco de treino e ...chegamos lá! :-)

Cristina disse...

Engraçado ler este post. Aqui há uns dias, uma senhora, já com alguma idade, me elogiou por ser "tão bem educadinha; nem parece doutora!". Ri-me. Mas, ao mesmo tempo, achei muito estranho. Ao pensar no assunto, cheguei à mesma conclusão: as pessoas estão a perder os hábitos da boa-educação. E não custa nada dizer um "bom dia"!

Um grande beijinho!!

Veruska disse...

Gostei muito do teu texto, pois infelizmente cada vez mais se vê isso.
Todos os dias me cruzo no colégio da minha filha com um pai ao qual eu digo bom dia educamente e que nunca me retribui!
Apetece mesmo fazer de conta que sou muda!...
É triste ver que a maioria das pessoas não respondem aos nossos cumprimentos, às vezes até penso que eu é que não sou deste Mundo....

Beijinhos

Urtigão Hammerhead disse...

Oh caríssima amiga,
Quem não te responde quando lhe seguras a porta, os cumprimentas ou lhes diriges a palavra, seja porque motivo for, pensa numa coisa eles não merecem que te "aborreças", continua a ser como és, bem educada e atenciosa para com todos, mesmo que eles não te respondam. Em vez de te entristeceres, pensa que tu tens uns valores mais elevados que eles, que só pensam neles e não sabem retribuir uma gentileza. Faz como eu, mesmo que não me agradeçam continuo a fazê-lo, eu sinto-me bem e os outros passam por mal educados.

Bjokas