Alain Mikli é, nada mais nada menos, do que um dos criadores internacionais de óculos mais conhecidos no Mundo, que veio a Portugal para fazer o lançamento de uma Campanha de sensibilização e angariação de fundos de apoio à deficiência visual no nosso país. Talvez já tenham ouvido falar dele se reportarem a Junho de 2004, ano em que foi realizada uma exposição denominada “Regards Tactiles”, no Terreiro do Paço, em Lisboa, na qual se podiam “ver e tocar” em imagens tácteis em relevo, a preto e branco, feitas a partir de placas de acetato de celulose.
Alain Mikli teve o cuidado de criar uma colecção de óculos específica, denominada Mikli Touch, na qual teve a preocupação de colocar na armação do óculo um logótipo em Braille para que o mesmo possa ser lido e tocado por todos para dar vida a esta Campanha, que acaba de ser lançada em Portugal. O objectivo pretendido é, através da venda desta linha de óculos e, também, do contributo que o público em geral possa dar, oferecer cães-guia a jovens invisuais para que estes tenham autoconfiança nas suas deslocações e se sintam mais integrados na sociedade Só para que possam ter uma ideia mais precisa, o treino de cada cão-guia ronda 20 mil euros … um “bocadinho” caro para quem a vida já levanta tanta dificuldade!
Por cada óculo vendido desta colecção, 6 euros revertem a favor da Associação Mira Europe, especialista no treino de cães-guia para jovens deficientes visuais, valor este suportado pela Alain Mikli Internacional e pelo Institutoptico, o rosto da campanha em Portugal. O valor angariado será depois enviado para a Associação Mira Europe, que efectuará a doação de um cão-guia à ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal para que o mesmo seja entregue a um jovem invisual. São pequenos gestos como este e pessoas nobres, simples e altruístas como o Alain Mikli que fazem toda a diferença. Usando ou não óculos, a verdade é que todos podemos ajudar quem não vê a ter “quase” a mesma autonomia que todos nós temos … porque vemos. Pensem nisso … ;-). Ass: CR
1 comentário:
Leio este texto e dois provérbios populares ocorrem-me de imediato: "Em terra de cegos quem tem olho é Rei" e "pior cego é o que não quer ver" e é isto que fazemos diariamente com muitas coisas que nos rodeiam, com a nossa vida muitas vezes, e ao faze-lo desperdiçamos pequenas grandes belezas, fechamos os olhos para o feio e o triste mesmo sabendo que ele está lá. Acredito que quem nao veja , se por um dia pudesse ver, quereria ver bem tudo, todos, os felizes e os infelizes, os bonitos e os feios, o dia e a noite...tudo! Bj gde Carlinha e bom trabalho!
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