domingo, 25 de março de 2007

Aqui há gato …

Aqui há gato é das expressões populares portuguesas que mais pronunciamos quando alguma não coisa não está clara e nos suscita dúvidas. A escassos dias de se comemorar mais um mês de existência do Sophies and CO, achei por bem e por ser mulher trazer para este local de debate uma “simples questão” que anima frequentemente o universo feminino - o verdadeiro sentido da palavra “Homem V.S Príncipe Encantado”. E porque são maioritariamente Homens aqueles que visitam este blogue, mas principalmente Mulheres as comentadoras mais assíduas, espero que corresponda ao desafio que me foi solicitado - trazer a debate este importante tema do Aqui há gato.

Não há, de facto, nenhum Homem que seja um Príncipe Encantado, tão simplesmente porque não vivemos contos de fadas. Vivemos realidades, uma coisa bem diferente! E porque são realidades, as pessoas têm virtudes e defeitos e é com base nessas virtudes e defeitos que são humanas. Há quem considere que o verdadeiro Príncipe Encantado é aquele Homem que leva o pequeno-almoço à cama, escreve bilhetes lindos e deixa na almofada, envia sms maravilhosas a “altas horas” da noite, baixa sempre a tampa da sanita quando vai ao WC, lava a banheira depois do duche e não deixa pêlos corporais espalhados por todo o lado, sabe cozinhar, arrumar e limpar a casa, estender a roupa, ir ao hipermercado, ou seja, sabe fazer tudo o que encanta uma Mulher, mas sem ser um “pau mandado”!

Mas porque é que há tantos Príncipes Encantados por aí, de acordo com esta descrição (e há mesmo, acreditem!), e continua a haver tantas Mulheres solteiras por opção? Incompatibilidades de interesses, falta de compreensão, egoísmo, bom … alguma coisa deve ser, mas que Aqui há gato, lá isso há! Na verdade não basta um Homem preencher todos estes requisitos para que o universo feminino tenha um comportamento diferente perante a sua figura. Há, com certeza, muitas outras características de natureza psíquica, genética, sócio-cultural, etc., que definem esta postura feminina. A verdade é que hoje as Mulheres sentem que há cada vez menos Homens no verdadeiro sentido da palavra a quem possam abrir o seu coração e entrar no tal conto de fadas, onde ainda acreditam encontrar o Príncipe Encantado.

Se hoje os Homens estão “livres” é porque são Gays, divorciados e com filhos, saídos de uniões de facto e namoros de longa data, ligados a um passado a um presente e a um eventual futuro conturbado, eternos amigos-coloridos, etc. Mas será que em termos práticos é mesmo assim? Digo isto porque, de facto, conheço verdadeiros Homens e potenciais Príncipes Encantados dentro destas classificações que ao lerem esta informação se irão rever nela, e que estão dispostos a Amar, a partilhar, a encontrar a sua “cara-metade” sem qualquer tipo de restrição em termos de formação, valores, etnia, etc. Mesmo para aqueles cuja orientação sexual não é direccionada para o universo feminino, a sua vontade de encontrar a “alma gémea” também é manifesta. Sinto que, de facto, Aqui há gato… hummmmmm. Não vos parece? ;-) Ass: CR. (Photo: BlackJack by HTM)

3 comentários:

Anónimo disse...

Miga se conheces uns quantos tens que mos apresentar......mas duvido que existam, pois têm sempre um "s"
qualquer que estraga tudo.
Bj

PS-e agora quem sou Eu...hihi

Anónimo disse...

Sabes uma coisa, eu acredito que em cada homem existe um príncipe encantado, só que apenas a cinderela certa o vai encontar.
Para cada um de nós existe uma cinderela e para cada uma de voçes existe um principe.
Um príncipe encantado não é aquele que leva o pequeno-almoço à cama, escreve bilhetes lindos e deixa na almofada, etc.... como descreveste, um príncipe é aquele que te faz rir, xorar de alegria, esquecer o amanhã, acordar a pensar nos momentos em que passaram juntos, aquele cujos beijos sufocam, mas não queremos largar.
Aqui não existe nenhum gato, é necessario é apreender a olhar, pois o teu príncipe encantado pode estar mesmo ao pé de ti.
E o erro não está nos homens nem nas mulheres, o erro está nas pessoas.
O príncipe existe, como a minha cinderela.

Alexandre disse...

Concordo que homens e mulheres parece que se estão a distanciar no que respeita aos interesses e às acções!
O homem é mais imediatista, a mulher gosta de coisas mais demoradas, de descobrir...

Cada vez mais as mulheres estão uns pontos à frente dos homens e essa tendência tende a aumentar - por isso são as mulheres que lêem mais, que mais vão ao cinema e ao teatro, que mais telefonam, que mais frequentam as universidades... o resultado é o que se vê!!! E nas cidades pequenas do interior acho que ainda é pior!

Beijinhos!!!