sábado, 25 de abril de 2009

Amor Incondicional!?




Hoje vi um filme que no final nos remete para esta questão.
Embora no filme se fale do amor incondicional dos animais, mais precisamente de um cão. De facto não à animal que nós dê mais amor, amor incondicional sem pedir nada em troca como um cão e até compreendo porque também já tive uma cadela que adorava e eu também a vi morrer e custo-me muito e também sofri como se sofre por uma pessoa.
Um animal de estimação é como uma pessoa, é alguém da nossa família, alguém que faz parte de nós.
No entanto, para além dos animais, existem pessoas na nossa vida que também nos fazem sentir especiais, filhos, amigos, amigas, namorados, maridos etc.
O amor incondicional, esse já é mais difícil, o dar sem estar á espera de receber, o gesto que se tem porque simplesmente temos prazer em fazê-lo, enfim isso já tem muito que se lhe diga.
Infelizmente hoje em dia, são cada vez mais raras as pessoas assim e quando existem, ás vezes são vistas como “aliens”…

Eu sou daquelas que ainda acredito no Amor Incondicional… e espero continuar a acreditar!

4 comentários:

SoFia disse...

Acho que todos ansiamos por amar e ser amados de forma incondicional. Infelizmente, tenho a sensação (não a experiência) de que esse amor incondicional so existe entre pais e filhos e mesmo assim, muitas vezes ha conflitos e embora nao acredite que desapareça, deve ficar bem dissimulado. Vivemos numa sociedade egoista. As pessoas querem sentir-se amadas mas não dão de volta, e mesmo querendo dar - por motivos varios - fecham-se e retraem-se e nunca dao, incondicionalmente. A relaçao entre homem e animal (cao ou gato) por vezes pode transmitir um afecto incondicional acho...mas tambem esse nao sei ate que ponto nao é "irreal" para nao dizer falso, funcionando como escape da parte do homem...e necessidade da parte do animal. Aos meus gatos dedico um carinho incondicional sim...sao a minha companhia leal ha mais de 9 anos!:-) Mas dedico carinho, amor incondicional por amigos/as e por familiares...!La esta...depende das pessoas...do que nos motiva, dos nossos valores...de como somos e como crescemos!

Roderick Verden disse...

Muito interessante o comentário da Sofia. Creio que o amor entre pais e filhos aparenta ser incondicional. Tudo na vida pode ser relativo. Os laços sanguíneos nos unem: os pais, mormente a mãe, têm os filhos como uma parte deles, já que vieram de um óvulo e de um esperma. Ah, mas e os filhos adotivos? Penso que, neste caso, cria-se uma ilusão como se os filhos viessem mesmo dos pais adotivos, daí sentimentos de posse, que podem ser confundidos com a amor. Apesar da complexidade do comportamento humano, mesmo tendo ciência que existem altrístas e egoístas, não acredito no amor incondicional. O bom amor seria uma troca: amar para ser amado. Mas acho que nunca amei-a exceção, talvez, seria minha mãe- só me apaixonei algumas vezes. E a paixão, como todos sabem, é fugaz. Concordo com a Sofia a respeito do que disse sobre o relacionamento entre pessoas e animais.

Ótimo texto!
Abraço a todas!

SoFia disse...

Obrigada Roderick, pelo comentário e participação. É interessante debater estes temas, ainda que seja um "debate" eterno quase, haveria tanto para dizer, para analisar...
Um beijinho, Sofia

Veruska disse...

Obrigado Roderick. Isto é, de facto um tema polémico,melhor subjectivo e em que lá está cada um tem a sua opinião. Não para isso que servem os blogs!?

Fique bem!