quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Felicidade … uma busca constante, uma reflexão permanente


Certamente que todos já nos questionamos pelo menos “553 mil vezes” na vida se somos felizes ou não e o que poderemos fazer para ir ao encontro dessa grande realização que é a felicidade. The pursuit of happiness é o nome de um filme recentemente estreado que vi há dias atrás e que me fez parar para pensar. Não para saber se sou feliz, mas antes para reflectir sobre o que é esse longo, permanente e incessante processo que nos leva à felicidade.

Mais do que um excelente filme The pursuit of happiness é, sem dúvida, uma boa lição de vida para quem julga que a felicidade “se compra” nas lojas “XPTO” da especialidade. Nada disso … todos sabemos que a felicidade vai muito mais além de qualquer capricho humano, tão simplesmente porque está dentro de nós. Cabe a nós próprios termos a coragem de aceitar (ou rejeitar) a busca da felicidade.

Ao ver este filme lembrei-me das últimas férias de Verão que fiz na Iha do Sal, em Cabo Verde, e nas quais vi de perto e senti “na pele” como aquele povo e aquelas crianças são felizes. A felicidade passa por viverem todos os dias em harmonia, em total partilha com a sua família, em trazerem para casa uma refeição, em somarem dia após dia isso mesmo … felicidade!

Numa tão simples frase sei que a felicidade é, de facto, uma pequena e importante parte da minha vida: - Sou feliz porque me sinto bem comigo mesma. Sou feliz porque acordo todos os dias para ir ao encontro do que faço e que me realiza profissionalmente. Sou feliz porque tenho uma família espectacular. Sou feliz porque tenho Amigos. Sou feliz porque me sinto todos os dias uma pessoa útil e capaz de aprender mais, melhorar os pontos fracos e torná-los fortes, de diluir as ameaças da vida e torná-las em oportunidades e em potenciais caminhos para a felicidade.

É sobre a busca da felicidade que aqui deixo o “mote” para expressarem no “blogue das Sofias” o que pensam desta “pequena parte” da vossa vida. Certamente que todos são felizes, uns mais do que outros, mas são ;-) …disso não tenho dúvida!!!

CR


2 comentários:

david santos disse...

Olá!
553 mil vezes!? Isto é favor! Quantas mais, quantas!?
Parabéns.

Alexandre disse...

A felicidade - ou o que chamamos de felicidade - é tão relativa... às vezes fico feliz quando realizo um pequeno sonho ou projeecto, por pequeno que seja e por nenhuma importância que tenha para os outros, e outras vezes realizo algo mais grandioso e não fico nada feliz... tudo depende daquilo que exigimos de nós próprios e dos que privam connosco... é sempre tão realtivo...

Carla, os meus blogues ficaram bloqueados e o anterior e-mail foi desactivado pelo gmail, não sei porquê. Mas já criei um Fundamentalidades 2 e outro e-mail (alex.gandum@gmail.com)

Beijinhos!!!!!