quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Seremos culturalmente ignorantes?


Mais um desabafo. Hoje saiu uma notícia sobre o cineasta Manoel de Oliveira no Jornal Global Notícias, um meio informativo que diariamente é entregue nos transportes públicos (barco) e o qual gosto sempre de receber das mãos da simpática senhora que, “faça frio ou faça chuva”, está lá com a mesma simpatia. Gosto de ler este jornal logo pela manhã, porque dá uma ideia exacta das grandes notícias do dia.

O desagrado surge quando começo a ler as “gordas” do jornal, e depois de já ter lido a notícia sobre o cineasta Manoel de Oliveira, ouço e bem “alguém” comentar em voz alta – “já viste este velhote com 99 anos o que ele ainda faz?”.

Fiquei indignada com a designação “este velhote”, não pelo o termo em si, porque o Manoel de Oliveira já sabe que é velhote (afinal aos 99 anos de idade não poderia esperar outra coisa!), mas com a expressão redutora que foi utilizada para designar alguém que muito contribuiu (e contribui) para a história do cinema português.

Por favor ...! Onde é que estamos? As pessoas vivem à margem do que se passa no nosso país, não? Manuel de Oliveira não é apenas um “este velhote”. Estou mais do que indignada, digamos que culturalmente chocada com a falta de conhecimento pelos grandes nomes que caracterizam o nosso país além fronteiras e que, lamentavelmente, são quase que “ignorados” de uma forma tão ... sei lá ... pequenina!

Sem comentários: