terça-feira, 22 de julho de 2008

O trânsito deixou de ter hora ... na praia!

Há um fenómeno curioso que está a acontecer nas praias portuguesas, pelo menos nas que fazem parte da linha da Costa da Caparica e as quais frequento. O trânsito, ou melhor, as melhores horas para se fazer o acesso e a saída às mesmas deixou de existir ... acreditem que deixou mesmo. Há alturas em que apetece mesmo ter um botãozinho no carro e colocá-lo no parque certo onde queremos estacionar.

Se nos deslocarmos logo pela manhã, por volta das 8H30m/9H00, e durante a semana, os parques de estacionamento não existem... estão ocupados com os autocarros das colónias de férias e são estes "senhores" os donos das praias. O silêncio na praia é nulo até às 11H30m/12H00. Nas horas de maior calor, as coisas voltam ao normal, regressando a mesma azáfama infantil por volta das 16H30m, permanecendo até ao cair da tarde.

Aos fins de semana, logo pela manhã, as coisas estão mais ou menos calmas, isto se entrarmos nas praias até às 10H00. Depois desta hora, é melhor esquecer o trânsito e o sossego, porque não há. Nem ao Sábado e muito menos ao Domingo! Às 13H00, e com a saída para a hora de almoço, retoma-se o ritmo do trânsito que se prolonga e intensifica pela tarde fora, de acordo com os horários mais indicados para se apanhar sol e tendo em atenção as exigências dos mais pequenotes.

Ao final do dia, quando rumamos a casa, volta a saga do trânsito. Todos querem sair ao mesmo tempo e as vias são apertadas e lotadas com tantos carros mal estacionados. O mais engraçado é que este fenómeno não finda aqui ... depois há as inúmeras festas temáticas que animam estas praias pela noite dentro e que deixam os condutores fora de si. Os carros são deixados no meio da via, e na hora da saída há quem ainda queira ir para a praia, para a festa, para sei lá o quê, e o trânsito torna-se um caos. E a noite ainda é uma criança, dizem!

Resumindo e concluindo, qual é então a melhor hora para ir a estas praias e não apanhar trânsito? Não há hora ... acreditem ... não há mesmo.

É pena é que os senhores de Lisboa, os que abominam a Margem Sul, não tenham a mesma opinião no Verão e no que toca a estas praias. Acreditem que tudo seria bem mais fácil para quem mora a escassos 8 minutos da praia e chega a levar uma hora para entrar, outra hora para sair e, quem sabe, mais do que uma hora à noite para rumar a casa quando o mais aconselhado seria, mesmo, estar a dormir :-).

Não querendo ser má, tenho que dar uma certa razão a quem, algum dia disse, que a praia ao fim de semana na Margem Sul deveria ser interdita a quem tivesse um vencimento mensal inferior a ... não refiro.... e a quem vivesse do outro lado da Margem.

Bons banhos, calma com o trânsito, e muita prudência!!!

Sem comentários: