
Nada é perfeito nesta vida. E também se o fosse, julgo que se perderia o sentido das coisas e do seu melhoramento, tendo em vista o alcance do que é bom e perfeito. Há pessoas que vivem cheias de expectativas na vida em relação a tudo e, depois, quando “a coisa corre para o torno” desanimam e entram numa depressão sem razão. É, como se costuma dizer, a rapidez com que o bom se torna mau, o bestial uma grande porcaria e o branco “vira” preto, consegue ser mais eficaz do que a circulação de um metro na linha verde.
Por isso, o melhor mesmo é viver sem criar expectativa sobre nada, ainda que e muito baixinho haja uma voz interior que nos vai dizendo algo sobre isto ou aquilo e que nos vá dando, também, uma luz sobre tudo o que esperamos da vida ou das pessoas.
Não quero com isto dizer que sem expectativas estaremos sem convicções e ambições perante a vida, nada disso! Quero dizer que sem expectativas estaremos, com certeza, mais seguros e protegidos contra as desilusões. Já dizia o ditado "gato escaldado de água fria tem medo"... :-).